Durante a cimeira económica em Davos, na Suíça, os Chefes de Estado e representantes dos governos de vários países reuniram-se para discutir a conectividade no mundo de hoje, e constatou-se que é preciso adotar uma nova abordagem, que seja capaz de acelerar a disseminação da internet de banda larga pelos “quatro cantos da Terra”.

Citado em comunicado, Houlin Zhao, o secretário-geral da ITU, a agência das Nações Unidas com a tutela das TIC, afirma que são necessários novos modelos de investimento para que se possa “desbloquear” o potencial da conectividade e catalisar o crescimento da Economia Digital.

O responsável destaca que só com parcerias público-privadas mais inovadoras é que se vão conseguir alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, propostos pelas Nações Unidas, até 2030, a data previamente estipulada no documento.

Se os esforços não forem redobrados, então “vamos perder a oportunidade para melhorar as vidas de todos, independentemente de quem sejam ou de onde vivam”, sentencia.

Do encontro saiu também outra conclusão: este progresso só pode ser feito se os líderes mundiais fizerem dele uma prioridade nos países que governam. Além disso, é importante que trabalhem em harmonia para que todas as pessoas no planeta possam aceder ao universo online e às ferramentas que vão permitir a comunidades mais isoladas desenvolverem as suas próprias economias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.