Até ao próximo dia 15 deste mês decorre no Rio de Janeiro, Brasil, o Fórum para a Governança da Internet, um evento organizado pelas Nações Unidas onde se reúnem representantes do governo brasileiro, do sector privado, organizações não governamentais, membros da comunidade da Internet e medias.



A conferência conta com a presença de cerca de dois mil participantes, vindos de mais de cem países. À semelhança do que aconteceu na primeira edição do evento, que decorreu há um ano em Atenas, na Grécia, a Internet e as práticas de utilização da rede estarão em foco ao longo dos quatro dias. Porém, no encontro do Rio volta à agenda o rumo da gestão da rede mundial feita pela Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (ICANN) e abordados outros cinco temas: o acesso, diversidade, abertura, segurança e recursos críticos.



O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, acredita que este encontro representa uma oportunidade "de colaboração entre diversos stakeholders, baseada na torça de informações e partilha de melhores práticas". O responsável refere que o Fórum "dá aos governos, ao sector privado e à sociedade civil, incluindo comunidades académicas e técnicas, a oportunidade de trabalharem em conjunto para uma Internet sustentável, forte, segura e estável".



O evento conta com sessões plenárias, encontros abertos e workshops temáticos onde serão discutidos assuntos específicos e apresentadas sugestões de boas práticas de utilização. As apresentações e os debates envolverão representantes de governos, o sector privado e a sociedade civil e académica de diversos países.



Do primeiro fórum resultaram várias alianças e coligações estratégicas para a discussão de temas como a privacidade e identidade digital, assim como a proposta ao estabelecimento de uma "Carta dos Direitos da Internet".



O Fórum para a Governação da Internet resulta da segunda fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, que decorreu em Tunis em 2005. Na altura, os governos pediram ao secretário-geral da ONU que convocasse "um novo fórum para dialogar sobre políticas" relativas a assuntos relacionados a elementos-chave para a gestão da Internet.



Depois da iniciativa desta semana, o próximo fórum deverá ocorrer na Índia no próximo ano e no Egipto em 2009.



Notícias Relacionadas:

2004-03-26 - Nações Unidas querem intervir nos destinos da Internet