(Atualizada) A página online da divisão distrital de Aveiro do PSD pode ter sido alvo de um ataque informático naquela que é a primeira iniciativa relativa ao Apagão Nacional convocado para o dia 25 de abril. O grupo de hackers Sud0H4k3rs reclama a autoria do ataque que consistiu numa deformação visual do site.

[caption]Op Apagão Nacional[/caption]

[caption]Op Apagão Nacional[/caption]

[caption]Op Apagão Nacional[/caption]

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho foi a figura política usada durante o protesto contra as medidas de austeridade que têm sido aplicadas pelos partidos da coligação governamental.

O TeK contactou a divisão distrital do PSD Aveiro que negou a existência de qualquer ataque. Fonte da organização referiu que nenhuma das pessoas ligadas à gestão da página deu conta de qualquer indício de ataque ou deformação da página.

A Operação Apagão Nacional, de que o TeK deu conta no início de abril, estava inicialmente prevista para o feriado de amanhã mas o grupo de piratas informáticos decidiu antecipar a iniciativa. O ataque terá começado por volta da meia-noite de hoje, 24 de abril, não sendo ainda certo quantas horas o defacing terá durado. Como é possível verificar pela página oficial do PSD Aveiro, o site já foi "limpo" e encontra-se sem sinais aparentes do ataque realizado.

A ideia do apagão nacional começou no coletivo Sidekingdom12, um outro grupo de piratas informáticos portugueses, que convocaram mais hackers a juntarem-se à iniciativa.

O Anonymous Portugal também foi convocado para participar na operação que pretende deixar vários sites ligados ao Governo e Adminsitração Pública fora da rede, mas até agora ainda não revelaram sinais de atividade.

Nota de redação: O grupo Sud0H4k3rs alega ter feito um segundo defacing ao site da divisão distrital de Aveiro do PSD que terá sido prontamente resolvido pelos técnicos da página.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico