Oito membros de uma alegada rede de pirataria online foram formalmente acusados, na sequência de uma investigação do FBI que os coloca como peças centrais de uma sofisticada organização alegadamente responsável pela distribuição ilegal de filmes, música, jogos e software protegidos por direitos de autor. As acusações seguem-se a uma investigação de âmbito internacional que envolveu as entidades policiais de 15 países, incluindo Portugal.

As primeiras quatro detenções foram anunciadas no início do mês (ver notícias relacionadas), mas a análise dos dados recolhidos acabaria por duplicar o número de implicados que são agora formalmente acusados, num dos mais importantes processos americanos contra a pirataria.

De acordo com um comunicado, vários agentes e investigadores do FBI efectuaram buscas que conduziram à apreensão de material ilegal avaliado em 100 milhões de dólares, o que permitiu fundamentar as acusações.

O assistente do Departamento de Justiça norte-americano, John C Richter, adiantou que os membros pertencem a uma rede que "está no topo da cadeia de distribuição de conteúdos piratas através da Internet" denominada "Warez scene" que já é conhecida por comercializar material ilícito.

As duas operações que conduziram à captura dos cabecilhas da rede intituladas Operação FastLink e Operação Site Down envolveram buscas do FBI em várias cidades norte-americanas, como Charlotte ou Carolina do Norte, e estrangeiras conjugadas com autoridades de 15 países onde se incluem o Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Israel, Singapura, Espanha, Suécia, Holanda, Portugal e Reino Unido.

A mega operação contra a pirataria informática teve início há alguns meses e é uma resposta das autoridades a esta actividade ilegal em franco crescimento que todos os anos dá à indústria cinematográfica milhões de dólares de prejuízos.

Depois de copiado o material era rapidamente distribuído para servidores espalhados em todo o mundo permitindo a sua partilha em redes peer-to-peer.

Notícias Relacionadas:
2005-07-01 - Operação internacional elimina rede de pirataria de filmes na Internet

2005-06-24 - Campanhas anti-pirataria têm pouco impacto nos utilizadores

2005-06-09 - Assoft estima em cerca de 50% taxa de pirataria de software em Portugal