A Megaupload acusou publicamente a France Telecom de estar a limitar o tráfego no seu site. A polémica surge quando estatísticas recentes mostram que os franceses estão abandonar os sistemas P2P a favor de sites de alojamento, com a intenção de evitar as consequências da lei Hadopi e a penalização do download de ficheiros protegidos por direitos de autor.

Ao que indica a imprensa internacional, nos dias 12 e 13 de Janeiro, os clientes da operadora que se tentaram ligar ao Megaupload foram "contemplados" com um aviso que alertava para a lentidão do serviço devido a restrições no tráfego.

"As estatísticas dos nossos serviços relativas às reclamações mostram que a maioria dos utilizadores que reportaram problemas têm acesso à Internet via France Telecom, nomeadamente através da marca Orange", referem os responsáveis do Megaupload.

A operadora francesa já reagiu às acusações, que qualifica como difamatórias, e ameaça com uma acção judicial.

A France Telecom remete os problemas para a própria infra-estrutura da Megaupload, nomeadamente para o tipo de contrato entre o serviço de alojamento e os seus fornecedores de tráfego, que terá sido estabelecido sob um modelo de negócio de baixo custo, sugere. "Foi a Megaupload quem os escolheu e é ela que deve modificar os acordos para assegurar as boas condições de utilização do seu serviço".

Dados de um estudo recente da ComScore mostravam que o número de visitas ao Megaupload tinha crescido 35 por cento em França, durante o último ano, e que o site teria somado 7,4 milhões de utilizadores no passado mês de Novembro. Para se ter uma ideia, em 2008 a média mensal do site era de 350 mil visitantes.

Os dados de crescimento de Megaupload sugerem que os hábitos dos internautas franceses estão a mudar com a entrada em vigor da Hadopi, mas apenas relativamente ao tipo de recursos usados para conseguir os conteúdos desejados.