Até ao próximo domingo, dia 25, decorre a nível europeu a Netd@ys, uma iniciativa comunitária que pretende dar a conhecer os benefícios da utilização da Internet e dos novos média como fontes de aprendizagem nas áreas da educação e da cultura.



Em Portugal, os prémios da quinta edição da Netd@ys Europe para o concurso "Imagens e Som Digitais" foram entregues esta tarde e contemplaram sete jovens entre um total de 16 concorrentes - nove concorreram na modalidade de imagem fixa, seis para o vídeo digital e um apenas na área da música (poderá ver a lista de premiados aqui). Os projectos teriam que visar um dos três temas a concurso: Diversidade Cultural na Europa, O Ano Europeu das Línguas e o Euro.




Embora o número de participantes possa ter ficado aquém das expectativas, Sara Cancela, elemento da equipa Nónio XXI, coordenadores do projecto por parte do Ministério da Educação em declarações ao TeK, explica que este foi o primeiro ano em que as inscrições para o concurso foram efectuadas em nome individual. "Nos anos anteriores o concurso visava a criação de homepages escolares", afirmou. "No ano passado houve um número bastante significativo de inscrições, mas lembro-me que no primeiro ano em que decorreu a iniciativa, tal não se verificou. A iniciativa tem vindo a crescer gradualmente, o que poderá ter a ver com a disseminação do projecto".




Apesar a Netd@ays decorrer simultaneamente a nível comunitário, os vários países envolvidos organizam a nível nacional as suas próprias actividades "promotoras da utilização da Internet". Em Portugal a iniciativa tem estado a cargo do Ministério da Educação, mas este ano a responsabilidade foi dividida com o Ministério da Juventude e do Desporto, instituição que no próximo ano será a principal coordenadora do evento. Segundo Sara Cancela, a passagem de testemunho é justificada por uma alteração ou evolução dos objectivos iniciais do projecto. "Antes os concursos e as actividades Netd@ays destinavam-se essencialmente a sensibilizar as escolas e os seus alunos. Agora querem chegar além das instituições de ensino, dirigindo-se aos jovens em geral".



Nesta edição 2001, o Netd@ys em Portugal conta com cerca de 110 actividades registadas, que decorrem desde dia 19 ou irão decorrer até ao próximo Domingo, desenvolvidas entre os coordenadores nacionais e outros parceiros, como escolas, bibliotecas e centros de competência Nónio. Os parceiros acabam por ser os principais dinamizadores da iniciativa "pois são eles que estão mais próximos do público alvo" explica Sara Cancela, "organizando, por exemplo, actividades online com sessões presenciais, a partir dos seus próprios sites".



Notícias Relacionadas:

2000-11-21 - Crianças vão usar a Internet para fazer perguntas sobre o Espaço