No blog do serviço de correio, a gigante de Redmond justifica a decisão com os riscos de segurança que o atual sistema tem levantado e sugere, no seu lugar, a utilização de um regime de alias.

A funcionalidade atual permite associar contas de email secundárias ao Outlook.com, que podem ser acedidas a partir da mesma janela, sem necessidade de voltar a introduzir passwords. "É um recurso útil", mas "infelizmente também beneficia os 'maus da fita'", refere a Microsoft.

Os utilizadores costumam renovar regularmente a password da sua conta principal, mas na maior parte dos casos esquecem-se de aplicar o mesmo principio às contas secundárias. Desta forma será fácil a um cibercriminoso comprometer uma dessas contas secundárias e obter acesso à conta do Outlook, nota a empresa.

Com a suspensão da funcionalidade, propõe-se a sua substituição por um sistema de alias, “mais seguro e robusto porque faz a verificação de passwords a cada sessão”, que cada utilizador deverá configurar de forma manual.

No seguimento da decisão, a Microsoft refere que irá enviar um email aos utilizadores do Outlook que mantêm contas relacionadas, explicando os passos necessários para as alterações previstas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico