A proprietária do Windows lançou a sua própria plataforma de blogging, open source. A empresa deixa claro que ideia inicial do Oxite é dirigir-se a programadores e não fazer concorrência a outras ferramentas do género dirigidas ao público, mas também acrescenta que sendo um projecto de comunidade caminhará para onde a comunidade o levar.

O Oxite ficou disponível no site CodePlex, ao abrigo do sistema de licenças de código aberto Microsoft Public License e com a designação de release alpha.

A Microsoft explica que o Oxite é um sistema de gestão de conteúdos criado para suportar blogs e websites, disponibilizando ferramentas de controlo de acessos e publicação de conteúdos; possibilidade de inserir comentários anónimos e autenticados ou criar RSS fees para qualquer nível de páginas.

A plataforma também permite a integração com algum do software de desenvolvimento da Microsoft como o ASP.Net MVC, Visual Studio Team Suite. O projecto arrancou aliás como forma de mostrar as capacidades do ASP.Net, detalha a C|Net.