Os britânicos vão ser os primeiros a usufruirem de uma ligação à Internet em banda larga a partir de qualquer PC e de qualquer local da sua casa, sem necessidade de fios ou de instalação. Pelo menos os que tiverem a oportunidade de participar num teste de dispositivos domésticos para redes sem fios do tipo plug and play da Pace Micro Technology, fabricante inglesa de set-top boxes, que irá ter início no próximo mês.



Este teste de acesso sem fios à Internet em banda larga vai ser conduzido pela NTL Home, operadora de cabo britânica e irá permitirá que os utilizadores naveguem na Internet em vários PCs, ou até mesmo passear pela casa com um notebook ligado à Rede, enquanto outro familiar se encontra noutra divisão a ver televisão digital por cabo ou a efectuar um telefonema.



Os participantes no testes poderão tirar partido de um acesso permanente e rápido através de uma ligação sem fios que comunica entre o gateway doméstico - uma set-top box digital ou cable modem da NTL - e o PC. A tecnologia de rede doméstica irá criar uma "bolha" sem fios em banda larga à volta da casa, dentro da qual os utilizadores estão permanentemente ligados à Internet.



A plataforma de rede doméstica da Pace tem vindo a ser desenvolvida nos últimos dois anos e foi concebida para ser fácil de instalar e utilizar, sendo indicada tanto para o utilizador doméstico como para o ISP. Este teste vai analisar a facilidade de instalação pelo consumidor e o efeito da plataforma sem fios na utilização da ligação à Internet em banda larga.



A rede doméstica irá funcionar com os gateways digitais domésticos introduzidos pela NTL. Os participantes no teste terão que ligar o Gateway Expander, um aparelho específico fabricado pela Pace à porta Ethernet do seu cable modem ou gateway doméstico digital por cabo. Para completar a ligação ao PC, terão conectar o pcConnect - outro dispositivo da Pace - à porta USB de um ou mais PCs desktops ou portáteis localizados no interior da casa.



Para distribuir os dados de uma forma fiável em toda a casa vai ser utilizada a especificação DECT (Digital Enhanced Cordless Telecommunications), adequada à transmissão sem fios de dados a distâncias entre os 50 e os 100 metros e em espaços com muitos utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2001-07-16 - NTT pretende lançar serviço de acesso sem fios à Internet no Japão

2001-02-06 - Pace Micro compra Xcom