Está a circular entre os internautas portugueses um email fraudulento que tira partido da referência às Páginas Amarelas para ganhar a confiança dos utilizadores e incentivá-los a transferir dinheiro para terceiros.

O alerta foi dado hoje por um analista de segurança Web, que afirma ter reportado o caso às Páginas Amarelas, que também já publicaram a informação no seu blog.

Segundo explica David Sopas o procedimento baseia-se "num truque de confiança, no qual a vítima é convencida a avançar com dinheiro com a esperança de ganhar uma quantia bem superior".

A fraude, conhecida como "Scam 419" ou Golpe dos Nigerianos", é actualmente considerada a "terceira maior fonte de rendimento na Nigéria", afirma a mesma fonte, que disponibiliza uma imagem do email.

A mensagem refere que o contacto da empresa destinatária foi recolhido junto das PAI com o remetente a identificar-se como um investidor no sector do petróleo. O email começa por referir que foi enviado por um utilizador do site pai.pt.

Os emails analisados tinham sido enviados no final deste mês, por "danieldr.jason@yahoo.com", a partir de um endereço de IP na Noruega.

O responsável recomenda àqueles que já transferiram alguma quantia na sequência deste contacto a alertarem o seu banco e as autoridades competentes.