Chama-se Weduc, é uma plataforma online e permite a pais e docentes do ensino pré-escolar e básico "trocarem" mensagens, ao estilo Facebook, sobre os educandos.



Acedendo a esta "rede", os encarregados de educação podem, na pausa para o almoço ou num qualquer outro momento do dia, ficar a saber como corre o dia aos filhos e controlar o desempenho deles na escola. Podem também trocar mensagens sobre avaliação dos alunos, trabalhos de casa ou mesmo convocação de reuniões de pais.



O sistema está acessível a qualquer escola ou instituição ou centro de actividades extracurriculares. "Este é um canal que permite aos educadores falar com os professores e saberem o que os filhos vão fazendo na escola minuto a minuto", explicou ao DN um dos coordenadores da rede, Paulo Mateus.



"Esta é uma rede que simula um ambiente real indicado para os pais mais ocupados, os divorciados que passam menos tempo com os filhos, os chamados "pais-galinha" e para os pais que querem participar mais activamente na vida dos filhos".



De acordo com o responsável, o sistema é seguro, pois precisa de password, e teve o aval da Comissão Nacional de Protecção de Dados.



Cada participante - que pode ser pai, professor, familiar do aluno ou director da escola - escolhe uma "senha" e a partir daí passa a ter acesso a todo o conteúdo da rede. Esta rede não funciona apenas para a componente curricular, sendo também possível aplicá-la às actividades extracurriculares como ballet, futebol ou natação, por exemplo, fora das escolas.



"A lógica é esta rede ser um jornal de família", explica ainda Paulo Mateus, em que "os jornalistas são os professores".



A Weduc foi lançada em Março e actualmente funciona em quatro escolas e infantários nas zonas de Carnaxide, Cascais, Sintra e Azeitão.