Não terá sido combinado, mas Meta e TikTok anunciaram quase em simultâneo mais ferramentas para ajudar os pais, encarregados de educação e adolescentes a controlar melhor o tempo de utilização dos menores nas suas redes sociais e como o fazem.

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, junta a um conjunto de novidades recentes também nesta área, um novo sistema de alertas para ajudar os adolescentes a gerirem o tempo que passam em ambas as plataformas da marca.

Assim, os utilizadores do Facebook vão passar a receber uma notificação se passarem mais de 20 minutos na rede social, que pretende funcionar como um incentivo para fazer uma pausa da aplicação e estabelecer limites diários. No Instagram, o novo sistema de alertas vai sugerir que se desliguem da aplicação se estiverem a ver Reels em sequência à noite.

As ferramentas de supervisão parental do Instagram vão também voltar a ser reforçadas, para passar a dar aos pais a possibilidade de verem quantos amigos em comum o seu adolescente tem com os seus seguidores e com as contas que segue.

O modo silencioso, que já tinha sido lançado em alguns países no início do ano, passa nas próximas semanas a ter cobertura global, e a permitir aos jovens em qualquer país definir períodos em que não recebem notificações das apps.

Outra novidade são as novas regras para contactos diretos entre utilizadores no Instagram. O envio de vídeos ou imagens a alguém que não tenha autorizado essa ligação direta deixa de ser possível. Os pedidos para mensagens diretas de alguém que o utilizador não siga passam a poder ser feitos apenas com texto e a comunicação só prossegue depois de confirmado o interesse de quem recebe o pedido em comunicar por chat.

Para o Messenger também há novidades. No Family Center as famílias podem agora ver quanto tempo o adolescente passa na app e que definições de privacidade e segurança tem ativadas. Os pais passam também a poder ver quem pode enviar mensagens aos filhos ou ver os seus stories. Isto se estiverem nos Estados Unidos, no Canadá ou no Reino Unido. Mais novidades e mais países devem ser adicionados à lista nos próximos meses, complementando as opções que já estavam em vigor para o Messenger Kids, agora a pensar num segmento etário diferente, entre os 13 e os 18 anos.

TikTok deixa pais definirem palavras proibidas que vão bloquear vídeo exibidos

Já o TikTok anunciou que vai passar a disponibilizar novos filtros para conteúdos na funcionalidade de Acompanhamento Familiar da app, que os pais podem depois aplicar remotamente nas contas dos filhos. A medida segue-se a várias outras já anunciadas este ano.

Os educadores passam a poder bloquear o acesso dos mais novos a vídeos com palavras ou hashtags específicas. Os próprios já podiam definir este tipo de bloqueios, os pais passam agora a poder também fazê-lo. Os filtros introduzidos pelos pais ficam disponíveis para consulta pelos jovens, que têm a última palavra na decisão de mantê-los ou não. O TikTok vê neste mecanismo, uma forma de ajudar a promover conversas entre pais e filhos sobre limites na internet, como explicou uma porta-voz da empresa à Sky News.

Esta gestão é feita através da funcionalidade de Acompanhamento Familiar, que já dá aos pais a possibilidade de desativar remotamente mensagens diretas, definir limites para o tempo de utilização da rede social, ou restringir os conteúdos visualizados.

A rede social chinesa revelou também que ainda este ano quer criar um Conselho de Jovens, para ouvir de quem usa a plataforma um feedback mais próximo e posicionar-se melhor para fazer as mudanças necessárias para assegurar a melhor experiência.