O TikTok vai passar a limitar o tempo de utilização da rede social para jovens com menos de 18 anos. A empresa anunciou que vai passar a definir como pré-limite de exposição ao ecrã para menores, 60 minutos de utilização diária.

Este limite pré-definido pode ser alterado e até removido mas, como explica a plataforma, para que isso seja feito tem de haver uma ação explícita e consciente do utilizador, que neste caso passará pela introdução de um código, para poder continuar a navegar na rede social.

O TikTok também diz que vai incentivar os utilizadores que não mantenham a limitação pré-definida, ou a alterem, a fixarem um tempo máximo diário de utilização da app, sobretudo aquelas que passam mais de 100 minutos por dia em frente a um ecrã. Passará ainda a partilhar com os utilizadores menores um relatório mensal com estatisticas de utilização da plataforma.

"Estudos mostram também que ter uma maior consciência da forma como passamos o nosso tempo pode ajudar-nos a ser mais intencionais nas decisões que tomamos. Com esta ferramenta, estamos também a incitar os adolescentes a definir um limite de tempo diário em frente ao ecrã", admite o TikToK. 

Debaixo de fogo nos últimos meses, por receios relacionados com a privacidade dos dados geridos e as medidas em vigor para proteger os utilizadores mais jovens, o TikTok apresentou mais novidades, precisamente direcionadas para este segmento de utilizadores.

A rede social vai disponibilizar mais funcionalidades de controlo parental na app, através da ferramenta Acompanhamento Familiar, reforçando os meios disponíveis para que os pais possam controlar a utilização da app pelos mais jovens.

Os país passam a poder definir períodos em que os filhos podem e não podem receber notificações e vão também passar a poder definir tópicos que não querem ver no feed dos mais novos.

Os pais vão também poder definir tempo máximo de utilização da app pelos filhos, consoante os dias da semana e vão ter acesso a novas informações estatísticas sobre o perfil de utilização pelos mais jovens. Entre estes dados, vão poder ver quantas vezes a aplicação é acedida diariamente e em que altura do dia é mais usada, tudo mostrado de forma gráfica para leitura fácil.

Algumas destas novas funcionalidades, em breve, vão também ficar disponíveis para o resto da comunidade. Como explica o TikTok em comunicado "todos poderão em breve definir os seus próprios limites de tempo personalizados para cada dia da semana e um horário para silenciar as notificações".

A empresa informa que está também a trabalhar num lembrete de sono para ajudar os utilizadores a planearem mais facilmente quando quiserem estar offline à noite. "Os utilizadores podem definir uma hora, e quando esta for alcançada, um pop-up irá lembrá-las que é hora de desligar", explica-se.