Vários milhares de passwords de contas do Hotmail terão sido roubadas e publicadas na Internet segundo o site Neowin.net , numa acção que se julga associada a um esquema de phishing.

O Neowin refere que um internauta anónimo terá publicado online a 1 de Outubro último, num site para programadores, as listas com os detalhes de contas do Hotmail com domínios @hotmail.com, @live.com e @msn.com, entretanto já retiradas.

Os endereços de email pertenciam a utilizadores cujos nomes começavam pelas letras "A" e "B", sugerindo que as listas estariam divididas por ordem alfabética e que poderiam não ser as únicas. A maior parte das contas estava baseada na Europa, acrescentou o Neowin.net.

Avisada pela publicação, a Microsoft já veio a público confirmar o sucedido, referindo ter investigado a situação e concluído que o ataque foi exterior, não estando relacionado com qualquer falha interna relativa aos dados, pode ler-se num post publicado no Windows Live Blog.

A gigante da informática informa ainda ter tomado medidas para bloquear o acesso a todas as contas expostas e disponibilizado recursos para ajudar os utilizadores a recuperarem as mesmas.

Tendo em conta o problema, reforça-se a recomendação de alteração das passwords e perguntas de seguranças das contas de correio electrónico a cada 90 dias.