Mesmo em tempo de férias, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Portugal Telecom continuam a fazer a migração das ligações Internet das escolas portuguesas para banda larga, mudando da tecnologia RDIS para ADSL. De acordo com José Fernandes, membro do concelho executivo da FCCN, mais de cinco mil escolas já contam com ligação à Internet através de tecnologia ADSL.

Os números adiantados ao TeK não são ainda finais, já que não estão apurados os totais para o mês de Agosto. Os valores podem por isso ainda aumentar, o que acontecerá certamente até ao início oficial das aulas, marcado para a semana entre 12 e 16 de Setembro.

O projecto de actualização das ligações para banda larga é acompanhado pela FCCN e prevê o upgrade das ligações RDIS para ADSL de nove mil estabelecimentos públicos de ensino básico e secundário e centros de formação de docentes. No passado mês de Julho estavam confirmadas 4.300 actualizações e a Portugal Telecom constatou que não era possível garantir a banda larga em cerca de 800 escolas, sendo necessário encontrar uma solução alternativa.

José Fernandes revelou ainda ao TeK que durante o mês de Agosto se procedeu a uma reavaliação das condições no terreno, garantindo que "dessas 800 escolas, uma boa percentagem terá ligação ADSL".

A FCCN continua a avaliar outros cenários de tecnologias de acesso e não afasta a hipótese de recorrer a ligações por satélite.

Notícias Relacionadas:

2004-10-01 - Rede de banda larga para as escolas operacional em 18 meses

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.