A Google pode vir a cobrar pela utilização de uma versão do seu motor de pesquisa com resultados potenciados por inteligência artificial generativa. A notícia está a ser avançada pelo Financial Times, que cita pessoas próximas ao processo como fontes da informação.

Segundo estas fontes, a Alphabet, dona da Google, está a estudar diferentes opções para disponibilizar e rentabilizar a tecnologia que tem vindo a desenvolver nos últimos anos e que é conhecida agora por Gemini, principal concorrente do GPT da OpenAI, financiado pela Microsoft.

Se avançar com esta opção, será a primeira vez na história da empresa que um dos seus produtos âncora chega ao consumidor só mediante um pagamento, destaca o FT. Isto claro, se se considerar que a pesquisa com e sem apoio da IA generativa são produtos completamente diferentes.

As mesmas fontes garantem que a Google não tem planos para deixar de manter a versão “tradicional” do motor de pesquisa na modalidade de acesso gratuito e com publicidade associada. Também referem que a possível nova versão de subscrição do serviço de pesquisa com GenAi continuará a ter publicidade.

Numa declaração enviada a vários meios, a propósito da notícia do FT, a Google frisa que não está a “trabalhar ou a considerar uma experiência de pesquisa sem anúncios”. Também refere que, como tem vindo a fazer, “continuaremos a desenvolver novas capacidades e serviços premium para melhorar as nossas ofertas de subscrição no Google".

Ao SAPO TEK a empresa também reforça a mesma ideia. "Não estamos a trabalhar nem a considerar uma experiência de pesquisa sem anúncios. Tal como já fizemos muitas vezes, vamos continuar a desenvolver novas funcionalidades e serviços premium para melhorar as nossas ofertas de subscrição na Google. Não temos nada para anunciar neste momento”, refere fonte da Google.

A mesma fonte lembra ainda que "com as experiências de IA generativa na pesquisa já respondemos a milhares de milhões de consultas e estamos a ver um crescimento positivo das consultas  na Pesquisa em todos os nossos principais mercados".

A notícia do FT refere ainda que em cima da mesa estão outras decisões ou hipóteses, como a integração de recursos de pesquisa potenciados por GenAI nos serviços de subscrição premium, onde já é possível tirar partido do assistente Gemini tanto no Gmail como no Docs, por exemplo.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a reação da Google