A Google está a preparar mudanças no seu motor de busca. Em breve os resultados vão passar a apresentar mais factos relacionados com as pesquisas e respostas diretas a perguntas, além dos habituais links.



O novo sistema reflete a aposta da gigante da Internet na chamada "pesquisa semântica", que se refere à capacidade de entender o verdadeiro sentido de uma frase, e não apenas o significado isolado das palavras.



A nova tecnologia irá aproximar a pesquisa da Google "da forma como os humanos entendem o mundo", assegurou Amit Singhal, citado pelo The Wall Street Journal.



O responsável acrescentou ainda que algumas mudanças significativas vão começar a surgir nos próximos meses, mas que a entrada da Google na "pesquisa de nova geração" é um projeto a vários anos.



O artigo nota que as alterações que estão a ser preparadas são necessárias para que a gigante da Internet mantenha a vantagem face aos seus concorrentes no mercado das buscas, onde tem atualmente uma quota de cerca de 66%.



A liderança na pesquisa traz à Google o conforto de ser também a primeira no que às receitas publicitárias relacionadas diz respeito, a área de negócio que mais contribui para os seus 37.000 milhões de dólares de receita anual.



E por falar em publicidade, a notícia do The Wall Street Journal surge na mesma altura em que a empresa norte-americana anuncia, a partir do seu blog, que reforçou o seu sistema de anúncios, com o objetivo de assegurar que as "peças" mostradas aos internautas respeitam a sua política interna, que passa nomeadamente pelo combate aos sites de contrafação, que vendem produtos ilegais ou que disseminam malware.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé