Até agora tratada como um dos recursos da ferramenta de busca principal, a pesquisa em tempo real ganhou espaço próprio no Google. A partir de www.google.com/realtime os internautas podem pesquisar o que está a ser "dito" online, nas redes sociais, sobre determinado termo.

O serviço também pode ser acedido através da lista de recursos colocada no painel esquerdo da página do motor de busca principal.

A nova página de busca em tempo real permite que os utilizadores possam indicar a sua localização geográfica, no sentido de refinar os resultados, e permite também filtrar pesquisas relativamente à sua actualidade (mais recentes ou de qualquer altura) e ao tipo de conteúdos (tudo ou apenas actualizações com imagens).

Com uma visualização de resultados mais simplificada, o Google Real Time também permite que os internautas criem alertas para que sejam avisados por email sempre que determinado termo for mencionado nos media sociais, um funcionalidade que pode ser configurada para reunir os links semanal ou mensalmente.

A página de busca em tempo real está disponível para 40 países, Portugal incluído. De acordo com o Google, a filtragem em termos de localização geográfica pode ser feita em inglês, japonês, russo e espanhol.