
A pesquisa por voz do Google, no telemóvel, passou a suportar um conjunto de novas línguas, entre elas o português. Até agora o serviço de pesquisa por voz estava disponível em 29 línguas, hoje a funcionalidade passa a dominar um total de 42 idiomas (e sotaques, como frisa o comunicado da empresa) de 46 países.
O alargamento do serviço a novas línguas traduz-se em 100 milhões de novos potenciais utilizadores desta funcionalidade. Além do português, o serviço passou a compreender basco, sueco, eslovaco, romeno finlandês e outros idiomas que raramente figuram na lista de prioridades dos fabricantes quando lançam ofertas multilinge.
"Enquanto para idiomas como o romeno basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras", explica a empresa num comunicado, justificando porque é que embora trabalhe há tantos anos na pesquisa por voz só agora foi possível alargar a oferta a mais idiomas.
O suporte para português está disponível na pesquisa em smartphones Android a partir da versão 2.2, quando a aplicação disponível inclui já o símbolo do microfone para a pesquisa de voz. Caso contrário, é possível descarregar a aplicação da loja Google Play.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Spendid: uma app para descomplicar as contas do mês a qualquer hora, em qualquer lugar -
Site do dia
Coffee Chat AI pode dar uma ajuda extra no primeiro café. Pessoal ou profissional -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários