
A Polícia Judiciária deteve um homem pela prática de diversos crimes informáticos. Residente na zona de Cascais e sem actividade profissional conhecida, o detido operava um esquema de phishing que lhe garantiu acesso a "centenas" de credenciais de utilizadores de sistemas de pagamento electrónico.
Para ter acesso aos dados de terceiros o homem usava spam (mensagens de correio electrónico não solicitado), solicitando a confirmação de dados de acesso aos serviços electrónicos, como o nome de utilizador e senha de acesso. Os utilizadores que forneciam as informações solicitadas acabavam por fazê-lo para um site falso, detalha a Polícia Judiciária em comunicado.
Ainda segundo a mesma fonte, os dados recolhidos eram posteriormente usados pelo burlão para fazer compras de bens e serviços online.
A detenção foi efectuada pela Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, segundo a PJ, "após prolongada e complexa investigação" e na mesma altura apreendidos vários sistemas informáticos, armas e drogas.
O TeK contactou a PJ para tentar recolher mais informação sobre o número de vítimas afectadas pelo esquema e o montante realizado em compras ilícitas, mas ainda não obteve resposta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários