A Polícia Judiciária deteve um homem pela prática de diversos crimes informáticos. Residente na zona de Cascais e sem actividade profissional conhecida, o detido operava um esquema de phishing que lhe garantiu acesso a "centenas" de credenciais de utilizadores de sistemas de pagamento electrónico.



Para ter acesso aos dados de terceiros o homem usava spam (mensagens de correio electrónico não solicitado), solicitando a confirmação de dados de acesso aos serviços electrónicos, como o nome de utilizador e senha de acesso. Os utilizadores que forneciam as informações solicitadas acabavam por fazê-lo para um site falso, detalha a Polícia Judiciária em comunicado.



Ainda segundo a mesma fonte, os dados recolhidos eram posteriormente usados pelo burlão para fazer compras de bens e serviços online.



A detenção foi efectuada pela Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, segundo a PJ, "após prolongada e complexa investigação" e na mesma altura apreendidos vários sistemas informáticos, armas e drogas.



O TeK contactou a PJ para tentar recolher mais informação sobre o número de vítimas afectadas pelo esquema e o montante realizado em compras ilícitas, mas ainda não obteve resposta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.