Na segunda edição da Yuri's Night, um evento global que visa relembrar o feito do cosmonauta russo Yuri Gagarin que em 12 de Abril de 1961 realizou o primeiro voo espacial tripulado, dando uma volta em redor da terra, o Planetário Calouste Gulbenkian foi o local escolhido para alojar esta iniciativa em Lisboa, depois da discoteca Plateau em 2001.

A primeira Yuri's Night ocorreu no ano passado, quando um grupo de jovens oriundos de várias partes do mundo interessados por tudo o que tem a ver com o espaço decidiu celebrar o "Dia da Cosmonáutica" - como é denominado na Rússia em honra a Gagarin - através da organização de um evento global, baseado na Internet e em que a imagem, a música e a dança desempenham um papel principal.



A Yuri's Night destina-se também a comemorar o primeiro voo do vaivém espacial, ocorrido neste mesmo dia mas em 1981, vinte anos após o primeiro voo do homem no espaço. A primeira edição abrangeu 64 cidades em 29 países dos sete continentes. Uma das cidades em que houve mais adesão ao evento foi Los Angeles, onde 1.500 jovens entre os 18 e os 36 anos dançaram ao som de música electrónica.



Os organizadores estimam que a Yuri's Night deste ano abranja 112 festas à volta do planeta, interligadas através de webcasts acessíveis através do site www.yurisnight.net. Tal como da primeira vez, Lisboa participa na celebração. Este ano, o evento está marcado para o Planetário Calouste Gulbenkian, sexta-feira entre as 18.45 horas até às 21.30 horas, com entrada gratuita.



No âmbito do programa desta iniciativa, organizada por Dinis Afonso Ribeiro, director da Companhia Espacial Portuguesa - empresa de comércio de material de divulgação sobre o espaço -, inserem-se a realização de apresentações, a exibição do documentário "A conquista do espaço" produzido pelo Planetário, a passagem de música clássica relativa à temática aeroespacial, como a Marcha Eslava de Tchaikovsky, e a visualização de excertos dos filmes "Apollo 13" e "Star Wars", acompanhada da audição das respectivas bandas sonoras de James Horner e John Williams.



Segundo Afonso Ribeiro, na edição do ano passado, que teve lugar na discoteca Plateau, estiveram presentes entre 30 a 40 pessoas. Na pista de dança estava uma webcam que transmitia directamente imagens do local para todo o mundo, via Web.


Notícias Relacionadas:

2001-04-12 - Dia da Cosmonáutica - 40 anos depois do 1.º voo espacial tripulado