Actualmente, 30 por cento das famílias portuguesas tem Internet de banda larga em casa, assim como 76 por cento das empresas sedeadas em território nacional, dizem os dados de um estudo encomendado pelo Gabinete do Plano Tecnológico.



A mesma análise destaca que a totalidade das escolas portuguesas e 87 por cento dos organismos da Administração Pública têm igualmente acessos de banda larga e que a adesão a este tipo de ligações mais que triplicou desde que a iniciativa do Governo de José Sócrates foi implementada, há dois anos.



Outros destaques do estudo passam pela facilidade de acesso aos serviços públicos à distância, já que actualmente 90 por cento dos serviços estão disponíveis online, e pelos investimentos tecnológicos ao serviço da mobilidade, nomeadamente no que se refere à construção do novo aeroporto, ao TGV e ao projecto para o carro eléctrico da Nissan-Renault.



Em declarações ao Correio da Manhã, Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico, referiu que os resultados desta avaliação, que será apresentada hoje, mostram que o país "está preparado" e "que a chave para o sucesso económico de Portugal é a cultura empreendedora e a capacidade empresarial".



A avaliação frisa ainda a notoriedade do Plano junto dos portugueses, uma vez que 87 por cento dos cidadãos conhece ou já ouviu falar da iniciativa do Estado e 48 por cento consideram-na muito importante.



Dos projectos desenvolvidos no âmbito do Plano Tecnológico, a Empresa na Hora, o programa e-escola, as Novas Oportunidades e o Cartão de Cidadão estão entre os mais conhecidos. Por outro lado, a entrega das declarações de IRS através da Internet foi a que levou mais contribuintes a alterarem os seus hábitos, já que 60 por cento dos portugueses passou a utilizar a plataforma electrónica para apresentar o Modelo 3 referente aos rendimentos.



Notícias Relacionadas:

2007-07-03 - Plano Tecnológico executado a 95%