A matemática é por norma uma área problemática para os alunos portugueses. Ainda que 2015 tenha registado uma subida nos exames nacionais, tendo os jovens conseguido uma nota média de 12 valores, a verdade é que 11% dos alunos ainda chumbaram. E no ano anterior a média de matemática nos exames nacionais tinha sido negativa, 9,2 valores uma tendência também registada noutros anos: 8,2 valores em 2013 e 8,7 valores em 2012.

E a plataforma Mathvolution, criada por empreendedores portugueses, pretende ajudar na resolução deste problema. Como? Potenciando a evolução dos alunos com a ajuda de exercícios adequados ao perfil dos diferentes estudantes. “O objetivo é que todos evoluam: seja um aluno de nota negativa para nota positiva, seja de 3 para 4 ou de 4 para 5”, explicou um dos confundadores da plataforma, Bruno Franco, em conversa com o TeK.

A Mathvolution é uma plataforma online na qual os alunos podem encontrar 700 exercícios de forma gratuita, mas que podem ser mais, cerca de 1.200, se subscreverem a versão premium do serviço. Aí vão encontrar problemas e questionários que estão divididos por temáticas e por níveis de dificuldade.

Desta forma Bruno Franco acredita que será mais fácil adequar o ensino de algumas temáticas ao perfil de cada aluno. Por agora o Mathvolution só é destinado a alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade, mas o objetivo é alargar a plataforma para outros patamares de ensino da matemática.

Números naturais, potências, perímetros e áreas de figuras geométricas, volumes e números racionais são apenas algumas das temáticas que podem ser exploradas no Mathvolution. Isto do lado dos alunos.

Pois um dos aspetos de destaque desta plataforma é que também pais, professores e explicadores podem aceder ao serviço, mas numa perspetiva de avaliação da evolução. Por exemplo, o explicador pode ver através do Mathvolution que o aluno está a ter dificuldade em sólidos geométricos e adaptar o acompanhamento neste sentido.

Atualmente a Mathvolution está a ser testada em conjunto com o agrupamento de escolas de Carcavelos, tendo na primeira semana registado cerca de 350 inscrições.

Poderá ser este um olhar para o futuro do ensino público, isto é, usar plataformas online como formas de apoio à aprendizagem? “Julgo que sim. A nossa visão é que o Mathvolution possa estar na sala de aula e potencie a evolução dos alunos na matemática. Por vezes a sala de aula é cruel pois tem dificuldade em adequar o ensino aos vários alunos”, explicou o empreendedor.

Bruno Franco admite que o conceito do Mathvolution é adaptável a outras matérias de ensino, mas reiterou que neste momento o projeto que está a ser desenvolvido é o grande foco da equipa. Por exemplo, quando os conteúdos forem alargados a outros anos de escolaridade, criar secções dedicadas aos exames nacionais é uma das ideias que está em cima da mesa.

Rui da Rocha Ferreira