O Dropbox Paper pode ser considerado a resposta da Dropbox ao tipo de serviço que o Google Docs disponibiliza. É ainda um pouco mais limitado ao nível de formatos de ficheiros e documentos que podemos criar, mas apresenta-se em bom plano como plataforma que permite criar, editar e partilhar documentos tipo Word, por exemplo, com qualquer outro utilizador do Dropbox.

Basta aceder agora ao site oficial para começar a experimentar os documentos do Paper, que acrescentam algumas funcionalidades em termos de layout e multimédia face ao que já conhecemos. Em alguns países já é possível descarregar as versões sob a forma de app para iOS e Android, mas a verdade é que uma pesquisa nas lojas de apps em Portugal ainda não está a localizar o Paper.

Seja como for, a plataforma está perfeitamente disponível no PC e através do browser, permitindo tarefas de colaboração entre utilizadores usando o mesmo documento e guardando todos os dados e informações em tempo real. Há muitas opções de formatação, bem como a possibilidade de integrar nos documentos elementos dinâmicos como galerias, vídeos do YouTube e sons do SoundCloud, por exemplo.

Além disso, pode tudo ficar arrumado por pastas, como é normal no Dropbox, bem como ser descarregado sob a forma de documento Word, algo que denota ainda alguns problemas ao nível da formatação dos documentos. Mas, de um modo geral e para o propósito a que se destina, o Dropbox acaba por estar em bom nível, pelo que já pudemos experimentar.