Escreve o Insider que a Sony tem planos para introduzir publicidade em jogos gratuitos para a PlayStation. Os anúncios surgirão dentro dos próprios jogos e servirão para que os seus criadores possam ter uma outra forma de os monetizar. Em consequência, a tecnológica espera que este argumento estimule os estúdios a criarem mais jogos gratuitos.

Os anúncios deverão ser uma realidade já no fim deste ano e serão incluídos em zonas impercetíveis, o que significa que não vão interromper a experiência de jogo. Uma das soluções possíveis contempla a existência de outdoors virtuais, dentro dos próprios mapas, que replicariam aquilo que acontece na vida real.

Sabe-se que os espaços publicitários serão vendidos em mercados privados, mas ainda não se sabe se a Sony prevê a cobrança de uma percentagem das receitas geradas pelos jogos através desta via. Apesar disso, a empresa está a considerar a possibilidade de vender data aos estúdios e aos anunciantes, por forma a que estes possam conhecer as suas audiências da melhor forma.

Sony funde serviços PlayStation Plus e PlayStation Now com oferta de três níveis de subscrição
Sony funde serviços PlayStation Plus e PlayStation Now com oferta de três níveis de subscrição
Ver artigo

O rumor surge depois de um outro ter indicado que a Microsoft tinha planos semelhantes para os jogos gratuitos da Xbox. Na altura, a notícia foi igualmente veiculada pelo Insider.

O site sublinha que os anunciantes podem precisar de argumentos para serem convencidos a anunciar em videojogos, uma vez que a natureza violenta e/ou sexual de alguns títulos pode afastar algumas marcas. Neste caso, importa também levar em conta que os anúncios podem irritar os jogadores e levá-los a abandonar os respetivos jogos. Será importante, nestas circunstâncias, conduzir alguns testes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.