O serviço Pocket vai ser descontinuado no próximo mês de julho. O Pocket é uma espécie de histórico da internet, e uma das ferramentas mais populares de sempre, para guardar o caminho para artigos, vídeos, sites e outros conteúdos online para ver mais tarde.

O Pocket é detido pela Fundação Mozilla, a mesma que tem o browser Firefox e que anunciou agora a descontinuação do serviço. Dia 8 de julho é o dia marcado para o Pocket deixar de estar disponível para quem já usa. Esta quinta-feira a extensão e as apps já ficaram indisponíveis para novos utilizadores.

Os utilizadores atuais terão até ao dia 8 de outubro para exportar os dados ali guardados, endereços web para diferentes tipos de conteúdos. Para quem mantinha uma subscrição anual do serviço, a Mozilla informa que o valor já pago em antecipação vai ser devolvido.

No anúncio sobre o encerramento do Pocket, a Mozilla admite que esta foi uma decisão difícil, reconhecendo que “o Pocket ajudou milhões de pessoas a guardar artigos e a descobrir histórias que valem a pena ler”. Mas a Fundação também diz que “a forma de guardar textos e consumir conteúdos na web evoluiu” e como tal faz mais sentido redirecionar os recursos que estava a consumir com o projeto, para iniciativas mais alinhadas com os hábitos de navegação atuais.

Recorde-se que o Pocket foi lançado em 2007, na altura com o nome Read It Later e disponível como extensão do browser Firefox. Em 2017 foi comprado pela Mozilla e integrado no Firefox.

Como pode extrair os seus dados do Pocket?

Para conseguir recuperar os dados guardados no Pocket deve ir à página de exportação do serviço e, depois de confirmar que o email associado à conta está correto e a funcionar, carregue na opção “Export HTML File” ou Exportar Ficheiro HTML.

No endereço de email registado, vai receber um link que dá acesso a um ficheiro com todas as ligações guardadas no Pocket. Este link é válido por 48 horas e vai permitir guardar todas as ligações no computador. O processo pode ser mais rápido ou mais lento (e demorar até alguns dias) se a extensão dos conteúdos guardados for muito grande.