Lançada em Setembro de 2007 a Linha Alerta é uma ferramenta que aceita denúncias de actividades suspeitas na Internet, nomeadamente no que se refere a conteúdos pornográficos envolvendo crianças. A avaliar pelos números divulgados pela Polícia Judiciária tem cumprido o seu papel, já que desde a entrada em funcionamento até ao passado mês de Janeiro recebeu denúncias que geraram 364 processos de investigação. Destes, 46 levaram mesmo a uma intervenção mais detalhada das autoridades por dizerem respeito a iniciativas alojadas em servidores portugueses.

A Linha Alerta está integrada na rede europeia INHOPE por onde os responsáveis dos vários países fazem circular as queixas recebidas, sempre que estas dizem respeito a servidores de um dos países-membros envolvidos no projecto, como explica o Público que avança os dados. Neste caso das 364 denúncias recebidas em Portugal, 157 referiam-se a sites alojados em países INHOPE.

Mensalmente a Linha Alerta recebe cerca de 20 denúncias. Os sites alojados em servidores portugueses representam menos de 10 por cento dos casos comunicados. A falta de divulgação será ainda um entrave à maior utilização destes serviços, como revela o Eurobarómetro de 2008, onde se percebe que 80 por cento dos pais portugueses (entre os 500 que responderam) recorreriam directamente à polícia para apresentar uma denúncia de actividades ilegais na Internet, como também refere o diário.

Os números são divulgados na data em que se assinala o Dia Europeu da Segurança na Internet.