A conferência Europeia de eGovernment que decorreu na semana passada em Manchester, no Reino Unido, culminou no prémio atribuído a quatro serviços de eGovernment da Polónia, Dinamarca, Holanda e Irlanda, distinguidos em quatro categorias diferentes. Os premiados foram seleccionados entre 234 nomeados e estiveram entre os 52 finalistas que mostraram os seus projectos, entre os quais não constava nenhum serviço de eGovernment português.



Os projectos distinguidos no eEurope awards foram seleccionados pela inovação e gestão efectiva, assim como impacto e resultados práticos, em quatro categorias. Na implementação do eGovernment o prémio foi atribuído ao KSI ZUS da Polónia, que implementou uma infra-estrutura segura para gerir as pensões de reforma que já suporta 90 por cento de toda a informação submetida.


Na área de transformação do Governo o prémio foi entregue à Dinamarca com um sistema de facturação electrónico usado pelas administrações centrais e locais em todo o país que já permite poupanças de 50 milhões de euros por ano às empresas e de 120 a 150 milhões de euros por ano aos contribuintes.



O projecto holandês foi distinguido na categoria de serviços ao cidadão e às empresas pela criação de um sistema de cadastro online que garante acesso rápido e actualizado a registos de propriedade de terrenos. Finalmente, na categoria de impacto a distinção coube à Irlanda com o serviço de IRS online.



A iniciativa dos eEurope awards enquadra-se no objectivo europeu de conseguir colocar mais serviços ao cidadão na Internet e desenvolver uma Administração Pública electrónica, especialmente ao nível do eprocurement. Esta área foi considerada fundamental entre os representantes dos Estados Membros presentes na conferência, sendo definido como meta que pelo menos 50 por cento das compras públicas com valores acima de 154 mil euros para bens e serviços e 5,9 milhões de euros para contratos de trabalho devem ser conduzidos electronicamente até 2010.

Notícias Relacionadas:

2003-07-08 - Ministros da UE mostram determinação em acelerar eGovernment