A iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos que reúne dados estatísticos de várias áreas da realidade portuguesa relativas aos últimos 50 anos vai avançar, a curto prazo, com uma nova fase onde se estabelece a comparação com a informação disponível da Europa e de outros países.

A informação foi confirmada ao TeK por Maria João Valente Rosa, directora do Pordata, depois de uma apresentação realizada na conferência Economia Digital, promovida pela ACEPI e a UMIC. Embora garanta que esta informação estará disponível em breve, esta responsável não se comprometeu com datas.

O objectivo é alargar a visão sobre a informação disponível, que abrange diferentes temas da realidade portuguesa, ao nível da População, Saúde, Educação e Cultura, entre outros. A comparação será possível com os Estados membros da União Europeia mas também com outros países da OCDE com os quais é feito habitualmente o paralelo na análise da informação.

A directora do Pordata confirmou que a fonte da informação será o Eurostat, o organismo da União Europeia responsável pela compilação de estatísticas e realização de estudos, mas irá alargar-se também a outras fontes, seguindo a filosofia já aplicada pelo projecto aos dados sobre Portugal, onde participam mais de 30 entidades.

A possibilidade de comparação com realidades internacionais é a segunda fase do projecto que foi lançado já este ano pela Fundação, que pretende democratizar o acesso à informação, dando ferramentas para que todos possam interpretar os dados e conseguir assim um maior conhecimento sobre a situação actual do país e a sua evolução.

Numa terceira fase o Pordata irá dedicar-se a uma análise mais aprofundada sobre as várias regiões de Portugal, mantendo sempre em paralelo o desenvolvimento de novas ferramentas que permitam melhorar a experiência e a visualização da informação por parte dos utilizadores do site.