O Governo inaugurou hoje o Portal da Biblioteca do Conhecimento Online, ou mais resumidamente o "b-on", que permitirá aos professores e alunos das universidades portuguesas, assim como os investigadores de laboratórios públicos, o acesso e pesquisa ao texto integral de mais de 3.500 revistas científicas internacionais e respectivos arquivos digitalizados.



Durante a conferência de imprensa de inauguração do portal, o Primeiro-ministro Durão Barroso afirmou que "esta é mais uma peça fundamental para estruturar um novo modelo de desenvolvimento da sociedade global em rede". Considerando a Biblioteca do Conhecimento Online como outro serviço-âncora da SI, o responsável do Governo lembrou porém que só com muito trabalho se consegue dar o salto qualitativo desejado para sociedade portuguesa.



Com a ajuda da tecnologia Metalib, os investigadores e estudantes poderão, a partir do novo portal integrador, efectuar pesquisas nas bases de dados das editoras associadas por palavra-chave, por autor, título da publicação, ano, área temática, etc, sendo igualmente possível consultar os resumos dos artigos, fazer o seu download ou imprimi-los.



O utilizador pode também definir a sua própria área de trabalho, gravar as pesquisas já efectuadas e programar alertas para ser avisado quando um artigo sobre um determinado tema for publicado, de acordo com o explicado hoje por Diogo Vasconcelos, responsável da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), na apresentação do b-on.



O anúncio da criação da Biblioteca Científica Nacional, prevista no Plano de Acção para a Sociedade da Informação, foi feito no início do passado mês de Março mas, nessa altura, só permitia o acesso às publicações científicas separadamente a partir das entidades associadas, estando o portal que agora possibilita a agregação da informação e a pesquisa em desenvolvimento.



A iniciativa está avaliada em aproximadamente oito milhões de euros anuais, financiados em 50 por cento pelo Governo - através do Orçamento de Estado e do POSI - e nos restantes 50 por cento pelas instituições aderentes. "Um investimento sem precedentes, que vale a pena", garantia recentemente Diogo Vasconcelos, em entrevista ao TeK, para quem a Biblioteca Científica Nacional conjugada com a iniciativa e-U/Campus, que decorre actualmente, "vai alterar radicalmente a forma de acesso ao conhecimento".


Notícias Relacionadas:

2004-03-28 - Entrevista: “À nossa escala, contribuiremos para o objectivo da Estratégia de Lisboa”

2003-10-17 - PIDDAC contempla verbas de 358,8 milhões de euros para SI e eGovernment em 2004

2003-02-19 - Principais projectos da UMIC concretizados até ao final do ano