O Portal das Escolas foi esta manhã apresentado pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Considerado um "projecto-chave" do Plano Tecnológico da Educação irá disponibilizar online - para professores, alunos e encarregados de educação - "os principais serviços relacionados com a vida nas escolas", lê-se no comunicado à imprensa.



Construído numa lógica modular, os serviços serão disponibilizados no site de forma gradual. A primeira fase dirige-se aos professores e centra-se na utilização de recursos digitais no ensino, um dos objectivos centrais do Plano Tecnológico.



Os docentes vão poder aceder a conteúdos já existentes e contribuir com outros da sua autoria, de forma a "construir a maior rede colaborativa da educação em Portugal, fomentando a produção, a partilha e a utilização de conteúdos digitais pela comunidade docente", acreditam os responsáveis pela iniciativa.


Para além destas funcionalidades, todas as escolas do país estarão representadas no Portal, disponibilizando informação de interesse para o público em geral, como a oferta educativa de que dispõem, contactos, localização, órgãos de gestão e a sua história.



Na cerimónia de apresentação do Portal, marcada para as 10h30 no CCB em Lisboa foi também assinado um protocolo de cooperação com a RTP e a SIC, que permitirá a disponibilização na plataforma dos arquivos destas entidades.