A Porto Editora disponibilizou gratuitamente online o seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). O novo recurso, lançado originalmente em Outubro último, pode ser acedido a partir do Infopedia.

Segundo a Porto Editora, o Vocabulário Ortográfico permite pesquisar mais de 180 mil vocábulos representativos do património lexical da língua portuguesa.

Apresenta ainda informações sobre classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares no feminino, plurais de compostos, estrangeirismos, abreviaturas e símbolos mais usados na língua portuguesa.

A responsável do departamento de dicionários da Porto Editora, Graciete Teixeira, em declarações à Lusa, justificou a disponibilização da obra na Internet com a fase de transição ortográfica face à aplicação do novo Acordo Ortográfico.

Refira-se que a Internet portuguesa já conta com vocabulário ortográfico, da responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), ainda em desenvolvimento, que em Fevereiro passará a contar com cerca de 200 mil palavras.

O vocabulário ortográfico do ILTEC faz parte de um conjunto de ferramentas que aquela entidade pretende disponibilizar gratuitamente a partir do endereço www.portaldalinguaportuguesa.org, que englobam um conversor de documentos e um revisor de texto, que poderão ser descarregadas para o PC.