Portugal aguarda a aprovação de uma candidatura apresentada no âmbito do programa europeu Safer Internet Plus, através de um consórcio publico/privado.


A iniciativa é da responsabilidade da Agência para a Sociedade do Conhecimento, da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escolas, da Fundação para a Computação Científica Nacional e da Microsoft, e foi anunciada a par com um conjunto de actividades que a partir de hoje marcam o Dia da Internet segura, comemorado amanhã a nível europeu.



A candidatura portuguesa visa a "promoção e consciencialização pública da utilização segura da Internet", explica um comunicado. O mesmo documento explica que a iniciativa pretende dar continuidade a um trabalho já iniciado pela DGIDC/CRIE nas escolas e com a comunidade educativa, no âmbito do mesmo programa, em anos anteriores.



Esta nova candidatura visa a extensão das acções a outros sectores da sociedade e a criação de uma linha de atendimento que receberá denúncias sobre conteúdos ilegais detectados na Internet.



Enquanto aguarda a aprovação da Comissão Europeia, o consórcio ajudou a promover um conjunto de iniciativas que irão marcar o Dia Europeu da Internet Segura, assinalado amanhã mas com iniciativas previstas já a partir de hoje.



É hoje inaugurado uma nova área de boas práticas no site das escolas que estiveram envolvidas no desenvolvido do projecto Seguranet 1 (2004/2006) e serão entregues prémios do concurso nacional SeguraNet, edição de 2006.



Amanhã terça-feira terão lugar, entre outras acções, sessões de sensibilização em 20 escolas envolvidas no Concurso Europeu Safer Internet Day e arranca o concurso nacional Farol Seguranet, que procura incentivar a práticas de utilização segura da Internet.



Para os dias 7, 8 e 9 de Fevereiro está agendado um seminário que detalha as actividades realizadas no âmbito da segurança na Internet em 2006 e aborda a nova candidatura. Estão também agendadas acções em escolas e centros de competências e o lançamento de uma nova versão do site www.seguranet.pt.

Notícias Relacionadas:

2006-11-06 - Programa de utilização segura da Internet na UE serve de modelo para outros países