Portugal foi o segundo país que mais cresceu em número de utilizadores de Internet durante 2012. O volume de internautas portugueses aumentou 10% e situava-se nos 4,743 milhões em dezembro do ano passado. A nível de crescimento só os russos é que tiveram um melhor desempenho, ao crescerem 15%, enquanto os irlandeses tiveram uma evolução positiva semelhante a Portugal.

Em toda a Europa existem 408,3 milhões de internautas, mais 7% do que em 2011, sendo que Portugal apenas representa 1,16% do valor total. Dos 18 países analisados, a nação portuguesa apresenta-se na 14ª posição em número de utilizadores da rede mundial. A maior fatia de utilizadores europeus está na Rússia, que representa 18% do total europeu.

[caption]Portugal Europa[/caption]

Portugal consta ainda na lista dos países onde os utilizadores passam menos tempo na Internet por mês, numa média de 20,6 horas, um valor ainda significativamente abaixo da média europeia que está na casa das 27 horas mensais. Os britânicos neste campo são os que mais tempo passam online, cerca de 37 horas por mês.

Os portugueses voltam a ser referidos no relatório Digital Future in Focus 2013 como parte dos internautas que menos acessos à Internet realizam a partir de dispositivos móveis. 94% dos acessos online são feitos a partir de computadores, baixando drasticamente o número para os 3,8% quando os números são relativos aos telemóveis e smartphones e caindo mais um pouco, para os 2,1%, quando as ligações são estabelecidas a partir de tablets. Atrás de Portugal só fica a Polónia e a Turquia, este último país que acaba por ter a maior fatia de utilizadores jovens de Internet na Europa.

O estudo destaca ainda como nas últimas décadas a Internet deixou de ser um meio centralizado e maioritariamente usado nos EUA para passar a ser uma ferramenta global. Em 1996 cerca de 66% da audiência que a rede mundial tinha era norte-americana, enquanto em 2012 o número baixou para os 13%. Atualmente são os países asiáticos quem dominam o acesso à Internet ao representarem 42% do total da audiência na Web.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico