(Actualizada) A nova versão do Internet Explorer da Microsoft está já disponível para download, trazendo novidades a nível da segurança e da funcionalidades. O IE 8 tem desde já uma versão em português de Portugal entre o conjunto de 25 línguas disponibilizadas.

Esta disponibilização imediata em português é uma estreia no lançamento de um produto desta importância. Recorde-se que a versão de português do Brasil só foi disponibilizada no Internet Explorer 7 cerca de 1 mês depois do lançamento do browser, com a versão em português de Portugal a demorar mais algumas semanas.

A protecção contra ameaças online está entre as preocupações da Microsoft para esta nova versão e, segundo a empresa, a eficácia na detecção de malware é duas a quatro vezes superior à de outros browsers no mercado. Esta protecção está integrada e não exige a instalação de ferramentas adicionais.

"Do ponto de vista da segurança há claramente uma melhoria em relação aos browsers anteriores. Usamos cada vez mais aplicações críticas através do browser, nas empresas a a nível pessoal, e esta é uma aposta muito forte", explicou ao TeK José Fernandes, director do departamento de apoio ao desenvolvimento da Microsoft Portugal.

Para além da segurança o IE 8 aposta na maior velocidade de navegação com os Accelerators, que tornam mais rápido o acesso a serviços web, com a ligação instantânea a aplicações mais usadas e que pode ser costumizado à medida das necessidades das empresas, embora o IE 8 venha já com alguns aceleradores integrados.

O link para download ainda não está disponível no site da Microsoft em Portugal mas pode ser acedido através do site internacional http://www.microsoft.com/windows/internet-explorer/default.aspx

Embora continue a ser o browser dominante, a concorrência tem vindo a aumentar principalmente do lado do Firefox e também do Chrome da Google. Os últimos dados de mercado da Net Apllications apontam uma quota de 70% para o Internet Explorer, que é uma redução significativa face aos 90% registados em 2004.

Nota da Redacção: [17:51] A notícia foi actualizada com mais informação recolhida e declarações da Microsoft Portugal

Fátima Caçador