O acesso à Internet é, cada vez mais, uma prática habitual não só no local de trabalho como em casa. Os portugueses têm vindo a aderir significativamente às ligações à rede a partir das suas residências, especialmente nos últimos nove anos, com o número de habitações em Portugal Continental com acesso à Internet a aumentar 36,4 por cento.



Em 1997 apenas 2,2 por cento dos lares possuíam ligações à Web, uma percentagem bastante inferior ao que se observa agora, já que 1,352 milhões das habitações no continente nacional, 38,6 por cento, têm acesso à Internet, apontam os dados do Bareme Internet da Marktest.



Contudo, os números compilados pela empresa de estudos de mercado revelam alguma discrepância entre as variáveis em estudo, nomeadamente no que diz respeito ao extracto social e na idade dos utilizadores.



Desta forma, é possível observar que 85 por cento dos lares pertencentes à classe social mais alta têm Internet. O mesmo acontece em 71,1 por cento das residências de classe média alta e em 54,1 por cento das da classe média. Por sua vez, apenas 7,5 por cento das habitações da classe baixa têm ligações à Web.



É nas residências onde habitam mais de duas pessoas que existe maior probabilidade de existir ligação à Internet, uma vez que 54,5 por cento das casas que correspondem a estas características possuem acesso à rede.



Os números referentes à variável "idade", mostram que 59,5 por cento dos lares com ligações à Internet é habitada por indivíduos pertencentes a uma faixa etária de até 30 anos, o mesmo acontece em 56,2 por cento das residências onde habitem utilizadores com idades entre os 31 e os 45 anos e em 27,8 por cento das casas com indivíduos pertencentes à faixa etária 46-60 anos.



Na distribuição geográfica, os números da Marktest revelam que 48,5 por cento casas com acesso à rede situa-se na Grande Lisboa, seguindo-se das habitações do Litoral Centro (43,6 por cento) e do Grande Porto (40,6 por cento). No Litoral Norte, no Sul e no Interior Norte 38,5, 37,6 e 24,6 por cento das casas, respectivamente, têm ligações à Internet.

Notícias Relacionadas:

2006-10-13- Em cada 100 portugueses 11 têm acesso à banda larga

2006-10-09- IDC prevê crescimento de 10% ao ano no acesso à Internet

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.