Em 2012 os internautas portugueses passaram 9% do tempo online em sites de música e vídeo, e 94% desse tempo foi gasto no Youtube. Ao todo 91,1% dos utilizadores nacionais de Internet visitaram algum tipo de página Web com conteúdos de reprodução de áudio ou vídeo.

Estes 4,82 milhões de utilizadores viram um total de 4,83 mil milhões de páginas, numa média de 1002 páginas por utilizador. A navegação em sites de áudio e vídeo totalizou 85 milhões de horas, o que significa que em 2012 e em média, um internauta português passou 17 horas e 36 minutos neste tipo de páginas.

O Youtube foi de longe o serviço mais utilizado pelos portugueses nesta área e sozinho conseguiu totalizar 4,79 milhões de utilizadores únicos, deixando o site tabonito.pt no segundo lugar com 1,94 milhões de visitantes únicos. Os dados são do Netpanel da Marktest.

[caption]Sites audio e video Portugal[/caption]

Em número de páginas visitadas o serviço de vídeos da Google lidera ainda com mais vantagem e foi responsável por 96% do total de pageviews ao totalizar 4,66 mil milhões de visitas. O Dailymotion.com ficou na segunda posição com 64 milhões de páginas vistas em 2012.

[caption]Sites audio e video Portugal[/caption]

A percentagem de tempo online gasto nestes sites (9%) é superior à quota de 5,6% que representam no número total de páginas vistas pelos portugueses em toda a Internet no ano de 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico