Um estudo recente levado a cabo pela PayPal conclui que comprar em sites internacionais pode significar poupar "mais de 100 por cento" para os portugueses. Os resultados da análise foram divulgados hoje pela empresa internacional de sistemas para pagamentos online.

O iPhone 4, por exemplo, custa cerca de 379 euros nos EUA, quando em Portugal o preço é, em média, de 719 euros (mais 89%), realça a empresa, que comparou os preços de vários artigos à venda em mais de 50 lojas online de Portugal, Estados Unidos, Polónia, República Checa, Alemanha, Roménia, Hungria, Grécia e Reino Unido.

O estudo considera os preços na Europa menos competitivos que nos Estados Unidos, o que ficará a dever-se à descida do valor do dólar (USD) e à maior concorrência entre as lojas online, avança o comunicado.

Multimédia é, em média, a categoria em que os portugueses mais podem poupar ao optar por produtos de sites norte-americanos, uma taxa que segundo o PayPal se situa quase nos 60 por cento, como ilustra o seguinte gráfico.

[caption]fonte: PayPal[/caption]

Ainda que países como a Alemanha e o Reino Unido "possam apresentar vantagens competitivas", os especialistas afirmam que a desvalorização do dólar é uma tendência permanente e que com isso, a tendência para a compra online nos Estados Unidos a partir da Europa pode aumentar ainda mais. De 2009 para 2010, o crescimento do volume de compras nos Estados Unidos via Paypal, registou uma subida de 3,3 milhões de dólares.

A análise coloca também os EUA no primeiro lugar da tabela das ofertas com melhores preços, com as diferenças apresentada numa tabela que reproduzimos abaixo.

[caption]fonte: PayPal[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: No estudo divulgado pelo PayPal sublinha-se que as poupanças apontadas verificam-se, em alguns casos, mesmo tendo em conta as taxas associadas à importação dos produtos. Clarifica-se ainda que a citação "mais de 100 por cento" se refere ao facto de alguns produtos chegarem a custar menos de metade do preço.