O mês de janeiro obrigou a novo confinamento devido à pandemia de COVID-19, e como tal, o reforço do medo do novo coronavírus fez disparar a procura de algumas palavras relacionadas, segundo o dicionário online Priberam. Palavras como “Postigo”, “Colapso” e “Profilático” fora as palavras mais pesquisadas na plataforma durante janeiro.

Também a campanha e as eleições presidenciais motivaram a procura de palavras como demagogia e misógino. Ainda no top 10 constam palavras como “sororidade”, “acessar”, “procrastinar”, “despautério” e “profícuo”.

O Priberam lista ainda as palavras mais pesquisadas nos restantes países de língua oficial portuguesa: “arrelia” (Angola), “sadomasoquismo” (Brasil), “conducente” (Cabo Verde), “sobrolho” (Guiné-Bissau), “embarcar” (Moçambique), “necrófagas” (São Tomé e Príncipe) e “serologia” (Timor-Leste).

O dicionário salienta que o ano de 2020 registou um aumento significativo do número de pesquisas na plataforma, subindo para 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.