
O mês de janeiro obrigou a novo confinamento devido à pandemia de COVID-19, e como tal, o reforço do medo do novo coronavírus fez disparar a procura de algumas palavras relacionadas, segundo o dicionário online Priberam. Palavras como “Postigo”, “Colapso” e “Profilático” fora as palavras mais pesquisadas na plataforma durante janeiro.
Também a campanha e as eleições presidenciais motivaram a procura de palavras como demagogia e misógino. Ainda no top 10 constam palavras como “sororidade”, “acessar”, “procrastinar”, “despautério” e “profícuo”.
O Priberam lista ainda as palavras mais pesquisadas nos restantes países de língua oficial portuguesa: “arrelia” (Angola), “sadomasoquismo” (Brasil), “conducente” (Cabo Verde), “sobrolho” (Guiné-Bissau), “embarcar” (Moçambique), “necrófagas” (São Tomé e Príncipe) e “serologia” (Timor-Leste).
O dicionário salienta que o ano de 2020 registou um aumento significativo do número de pesquisas na plataforma, subindo para 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários