Os preços da banda larga na Europa estão a diminuir à medida que vão surgindo mais ofertas e diferentes pacotes de preços, conclui um estudo da Quantum Web, distribuído pelo BroadGroup. O relatório aponta para uma diminuição de 23 por cento no valor médio das ofertas desde o início do ano.



Os números apurados dizem respeito às três principais velocidades comercializadas: 512Kbps, 1Mbps e 2Mbps. Nas duas primeiras os preços terão caído cerca de 23 por cento, enquanto na categoria de 2Mbps o preço médio das ofertas analisadas desceu 24 por cento.



Paralelamente à queda de preços assiste-se a uma proliferação de ofertas, em cada uma das categorias de serviço analisada. Na categoria de 512Kbps as ofertas disponíveis cresceram 74 por cento, enquanto na categoria de 1Mbps a oferta aumentou 40 por cento e nos 2Mbps 34 por cento, revelam análises efectuadas aos pacotes disponíveis no mercado ao longo dos três primeiros trimestres de 2004.



Nas velocidades mais elevadas (4 e 8 Mbps) a tendência é semelhante embora menos acentuada, refere o mesmo documento.



O relatório European Broadband Pricing Report baseia-se na análise de 455 ofertas de 109 operadores, em 36 países europeus.



Em análise estiveram não só o factor preço, mas também outras características como o espaço disponível para email ou mecanismos de filtragem de spam.



O estudo, divulgado pelo BroadGroup, aborda ainda o crescimento de tecnologias de banda larga concorrentes ao ADSL, tendo apurado que na Europa estas detêm já uma quota de 20 por cento no total de ofertas disponíveis.



Portugal contribuiu também para este estudo que analisou os produtos comercializados pelo Sapo e pelo Clix.



Notícias Relacionadas:

2004-06-30 - Europa apela à coesão na resolução dos desafios colocados à banda larga móvel


2004-06-05 - Europa terá 33,5 milhões de utilizadores de banda larga no final de 2004


2004-05-12 - Ligações de banda larga por cabo continuam a dominar em Portugal