Numa viagem de 1.500 km pelo Litoral, a Deco/Proteste avaliou a cobertura de rede e qualidade dos serviços de Internet móvel em Portugal, encontrando velocidades e cobertura aproximadas, assim como preços muito idênticos, o que denuncia "falta de concorrência", diz a associação de defesa do consumidor.

Promoções à parte, na análise por preços, só nove cêntimos separam as opções da TMN das da Optimus e Vodafone. As três operadoras estão em sintonia até no desempenho em download, upload ou tempo de resposta, salvo pequenas diferenças no resultado. "Apenas no teste ao nível de rede na nossa viagem pelo País a TMN conseguiu melhor cobertura", refere a Deco no artigo com o título "Trio de Imitação", publicado na Proteste de Novembro.

De Lisboa a Braga, por carro e comboio, aquela revista testou os serviços da Optimus, TMN e Vodafone mais utilizados - os que anunciam velocidade de download a 4 Mbps e 7,2 Mbps., incluindo ainda a tecnologia HSPA+, que promete download a 21,6 Mbps.

A TMN revela melhor sinal, sobretudo, no comboio. Mas, nas medições de velocidades médias, que traduzem o ritmo real de descarga e envio de ficheiros, pouco separa as três operadoras.

Sem diferença de preços nem de qualidade entre operadoras, o consumidor só pode escolher consoante o tráfego que utiliza, diz a Deco. O facto de os tarifários serem tão idênticos que não deixam apontar uma solução mais económica não é coincidência do acaso, acusa a associação, "pois quando um operador muda preços ou condições, os outros seguem-lhe os passos".

A Deco diz ter por isso apelado de novo à Autoridade da Concorrência para que investigue e actue "em protecção da concorrência e dos seus benefícios".

A associação de defesa do consumidor deixa também uma nota relativamente aos novos serviços HSPA+, apresentados pelos operadores sem qualquer ressalva sobre as zonas restritas a que estão confinados. "Nada é dito também sobre as limitações do seu desempenho actual face aos valores anunciados, como verificámos".

A omissão leva muitos a contratar um serviço mais caro, mas não muito mais rápido. "É essencial que os operadores informem sobre as reais condições, incluindo mapas correctos e precisos de cobertura, tecnologia e velocidades disponíveis".

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