Estão desde hoje abertas as inscrições para a segunda edição do Prémio SAPO Publicidade, também hoje apresentado oficialmente numa conferência realizada em Lisboa. A iniciativa, promovida pelo Portal SAPO, visa distinguir a criatividade e qualidade nas campanhas de publicidade e marketing online com a melhor adaptação da tecnologia Internet.



Defendendo que apesar de ter a chancela do SAPO e o apoio do jornal Briefing, esta é uma iniciativa aberta a todos os participantes, José Carlos Baldino, administrador delegado do SAPO, afirmou que é preciso valorizar a publicidade online, colocando-a no lugar que ela já representa em termos de audiências.



"A primeira edição dos prémios mostrou que o mercado estava preparado", afirmou José Carlos Baldino, referindo que a iniciativa do ano passado foi um sucesso, contando mais de 90 inscrições e 9 mil votos de cibernautas. Para os prémios de 2002 a fasquia foi colocada mais alto e o responsável do SAPO espera que sejam inscritos pelo menos 180 trabalho e que os utilizadores do portal contribuam com 20 mil votos online para a eleição dos melhores anúncios.



José Carlos Baldino indicou ainda que actualmente a publicidade online não chega a 1 por cento do investimento global em Portugal, e que só a facturação do SAPO deve ter correspondido a cerca de metade do investimento total em 2001. Mas, apesar de se estar numa fase ainda embrionária deste mercado, "é preciso transmitir que este é um meio importante", com uma óptima relação custo/benefício.



Na edição de 2002 estão consideradas 12 categorias, sendo atribuído um prémio por cada uma das áreas a concurso. Este ano foram adicionadas 4 novas categorias: melhor banner B2B, melhor banner de solidariedade, jovens criativos e melhor campanha de email marketing. As inscrições são avaliadas por dois júris, sendo um constituído por profissionais do mundo da Internet e Publicidade e outro por utilizadores do SAPO que votam online.



As inscrições foram abertas hoje e o prazo de candidatura termina a 31 de Maio. Os participantes pagam 50 euros pela inscrição, mas quem registar o projecto até 30 de Abril goza de um desconto, pagando apenas 35 euros. As candidaturas ao prémio de melhor banner de solidariedade são gratuitas. De acordo com o regulamento só são aceites trabalhos publicitários que tenham sido efectivamente "publicados" online e não meros exercícios criativos.



Orador convidado da conferência, Nizan Guanaes (considerado o publicitário do ano no Brasil), defendeu entusiasticamente a Internet como "extraordinária ferramenta para o mercado publicitário". Este guru da publicidade lançou no Brasil um ISP gratuito, o iG - Internet, que em pouco tempo se tornou o segundo maior portal e conseguiu operar sem prejuízo.



Embora afirme não saber ligar o computador, Nizan Guanaes apresenta-se como "o profissional de publicidade mais digital do Brasil" e defende que "a Internet é um facto" e não é lógico que algumas pessoas ainda discutam "se pega ou não".



"A Internet é um grande centro de oportunidades", explica este publicitário, que enumera as grandes vantagens deste meio de comunicação para a propaganda: é ideal para rejuvenescer uma marca; permite lançar marcas sem grandes verbas; garante respostas rápidas; permite lançar teasers de forma barata; possibilita que se fale intensamente com um nicho de mercado; pode ser usada em conjunto com outros media como a televisão, rádio ou revistas e jornais; permite lançar modismos e mostrar um produto em profundidade.



Com o mesmo empenho com que defende este meio de comunicação, Nizan Guanaes apresentou uma série de exemplos de como a publicidade de televisão e imprensa pode ser transformada para a Internet, captando o interesse da audiência. Por fim, terminou afirmando que o seu desejo era "ver a versatilidade, inteligência e alegria da Internet integrados na estratégia de produto" de todas as agências de publicidade.

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