O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, publicou seis mensagens na rede social Twitter nos últimos seis meses, o que dá uma média de um tweet por mês. O político português fica mal posicionado quando comparado com outros líderes mundiais, tanto na periodicidade com que escreve como na relação com a rede social numa análise mais global.

O perfil @prcavacosilva tem pouco mais do que cinco mil seguidores, um valor muito inferior ao congénere norte-americano, Barack Obama, que tem 33,5 milhões de seguidores e é o líder mundial mais seguido na rede de microblogues, segundo o estudo Twitplomacy.

[caption]Cavaco[/caption]

A média de uma mensagem por mês de Cavaco Silva é vaporizada pelas mais de 40 mensagens que a conta da presidência da Venezuela, agora com Nicolás Maduro ao comando, produz todos os dias.

Apesar da grande diferença de resultados para os políticos de outras nações, o Presidente da República consegue ainda superar o perfil oficial de Pedro Passos Coelho, atual Primeiro-Ministro, que deixou de escrever na plataforma social há dois anos.

[caption]Passos[/caption]

Nos resultados da investigação do Twitplomacy 2013 destaque para a língua portuguesa que é responsável por 2% das mensagens publicadas por líderes mundiais no Twitter - mas certamente que não será graças ao perfil de Dilma Rousseff que também deixou de fazer partilhas em janeiro de 2011.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico