O site de partilha de ficheiros WinMX, parece ter encerrado as suas actividades, pelo menos temporariamente, estando indisponível desde esta madrugada, noticiou a agência Reuters. A suspensão do serviço deverá estar ligada à nova investida legal da RIAA (Recording Industry Association of America), que na semana passada enviou cartas a alguns serviços P2P intimando-os a cessar a sua actividade.

A Agência Reuters avança ainda que na lista das próximas vítimas poderão estar o eDonkey e o BearShare, mas os sites destes dois serviços mantêm-se em funcionamento, permitindo descarregar o software e trocar ficheiros.

Recorde-se que a RIAA usa agora como argumentos uma decisão recente do Supremo Tribunal dos EUA, que qualificou como ilegal toda a actividade das redes P2P.

Paralelamente, a Reuters anunciou que o serviço de troca de arquivos Grokster está em negociações para ser adquirido pela Mashboxx, numa tentativa de estabelecer um serviço legal de música P2P. As negociações são um sinal de que os serviços de troca de ficheiros como o Grokster estão sob pressão para se unirem à indústria de música.

Em Junho, o Grokster e oMorpheus, sofreram uma importante derrota no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que decidiu que eles podiam ser processados por encorajar a actividade ilegal de download de músicas.

Notícias Relacionadas:

2005-09-19 - Estúdios de Hollywood investem em I&D para travar pirataria

2005-09-16 - RIAA volta a ameaçar redes P2P com processos legais

2005-06-28 - Supremo tribunal americano responsabiliza rede P2P pela infracção de direitos de autor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.