A joint venture Sony Music Entertainment e Universal Music Group, da Vivendi, lançou hoje o serviço de música online Pressplay, permitindo que os seus utilizadores ouçam e armazenem ficheiros de música em troca de uma determinada quantia em dólares.



Inicialmente, o Pressplay estará limitado a alguns milhares de utilizadores, pois a disponibilização total só acontecerá no próximo ano, segundo declarações dos responsáveis, ontem, em conferência de imprensa, citados pela Associated Press.



Por agora, os internautas têm à sua disposição a oportunidade de testar gratuitamente o novo serviço por 14 dias, podendo optar posteriormente por um plano de subscrição entre os 9,95 (11 euros ou 2.220 escudos) e os 24,95 dólares (27,7 euros ou 5.500 escudos) por mês. O plano mais básico permite que os clientes oiçam 300 faixas de música e façam o download de 30. O mais dispendioso inclui 1.000 streams, 100 downloads e a possibilidade de copiar 20 músicas para CD.



Os downloads efectuados para o disco rígido do computador só funcionarão enquanto o utilizador subscrever o Pressplay. Mas, as faixas copiadas para o CD serão absolutamente portáteis, garantiu a empresa.



O Pressplay usa tecnologia da MP3.com, comprada pela Universal no início do ano. Estará disponível através de vários sites, incluindo o MSN Music, da Microsoft, o Yahoo! e o Roxio. Como também apresentará músicas de diversas editoras independentes, é provável que o Pressplay venha também a estar disponível através da MP3.com e outras afiliadas.



No início deste mês, tinha sido lançado o MusicNet, um serviço idêntico da RealNetworks, AOL Time Warner, Bertelsmann e EMI Group. O MusicNet possibilita que os seus subscritores oiçam músicas ou façam o seu download para um computador, mas não é possível copiar músicas para CDs a partir de tal serviço.



Notícias Relacionadas:

2001-12-11 - Pressplay garante parceria com Roxio para permitir gravação de CDs

2001-12-04 - RealNetworks testa adesão a serviços pagos da MusicNet

2001-10-19 - PressPlay acrescenta ao seu catálogo mais seis companhias discográficas

2001-08-07 - Serviços online de subscrição de música enfrentam investigação anti-trust

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.