O malware Emotet continua a ser distribuído através de campanhas de email de phishing, que incluem anexos maliciosos. Agora, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alerta para um aumento no envio de emails que contêm código malicioso da família deste software malicioso.

Os emails “são, ou fingem ser, enviados de endereços conhecidos pelos recetores” e até podem surgir com respostas a conversas anteriores, explica o CNCS, detalhando que o código malicioso é capaz de enviar “emails dissimulados” para pessoas que fazem parte da lista de contactos das vítimas.

Para evitar esta ameaça é recomendável que preste atenção a anexos suspeitos, sobretudo pastas comprimidas (ficheiros zip), assim como aos links presentes no corpo das mensagens que recebe.

O CNCS recomenda também que não ative as macros de ficheiros que não reconhece e que desconfie de emails que tenham um sentido de urgência e que o incitem a descarregar os ficheiros anexados ou a clicar nas ligações presentes na mensagem. Se receber um email que se enquadra nesta categoria deve alertar o CERT.PT (cert@cert.pt).

Recorde-se que, ainda em novembro do ano passado, Portugal estava na mira dos ataques com malware Emotet, com a ESET a registar uma subida de 473% nas deteções deste software malicioso.

De acordo com os especialistas, o Emotet tem como objetivo descarregar outros programas ou componentes maliciosos e executá-los sem que as vítimas se apercebam, bastando, por exemplo, abrir um anexo infetado num email, sendo frequente a sua disseminação através de ataques de phishing.

O SAPO TEK continua a recolher exemplos das principais campanhas de phishing, que pode ver na galeria que se segue.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h37)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.