Foi entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o Stanford Research Institute que a primeira ligação ARPANET aconteceu. O feito aconteceu há precisamente 50 anos, às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969, nos Estados Unidos.
Separados por mais de 500 km, os dois computadores deveriam trocar cinco mensagens que formariam a palavra “LOGIN”, mas só duas das primeiras mensagens seguiram, já que na altura de enviar a letra "G" o sistema foi abaixo. Ainda assim, a pequena experiência acabou por ser o primeiro passo para a construção das redes de computadores, acabando-se por conseguir enviar toda a palavra. Nascia assim a ARPANET e, por sua vez, a Internet como a conhecemos hoje.
O momento, e tudo o que o antecedeu e precedeu, está registado em algumas imagens, umas da data, outras da sala da UCLA onde se passou parte da história, entretanto recuperada para a configuração que tinha originalmente.
As mensagens foram trocadas entre o então aluno da Universidade da Califórnia, Charley Kline, supervisionado pelo professor Leonard Kleinrock e Bill Duvall, cientista que estava à frente do outro computador no Stanford Research Institute. O feito aconteceu no âmbito do Advanced Research Projects Agency (ARPA), criado juntamente com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e que juntou cientistas, investigadores, engenheiros e matemáticos com o objetivo de desenvolver projetos tecnológicos inovadores.
Enquanto aluno do Massachusetts Institute of Technology, Leonard Kleinrock decidiu trabalhar num problema que na época o "assustava": o facto de os computadores já existentes não comunicarem entre si, algo que mais tarde ou mais cedo considerava que ia ser necessário. "Ninguém estava a pensar nesse problema. Todos estudavam a teoria da informação e teoria da codificação", conta o professor ao Fast Company.
Nas últimas cinco décadas, a rede evoluiu bastante, partindo de um ambiente restrito a investigadores e militares americanos para outro muito mais amplo, aberto a qualquer cidadão. Contudo, as bases teóricas do teste continuam as mesmas. Na altura, a ideia era desenvolver uma rede de comunicação descentralizada com mensagens divididas em pequenos pacotes de dados para o tráfego e é com base nesta premissa que a Internet funciona até hoje.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários