YoubeQ é o nome daquela que os responsáveis garantem ser "a primeira rede social a correr no Google Earth". O projeto foi desenvolvido de raíz pela iNovmapping, uma startup nascida na Universidade de Coimbra, que agora anuncia o lançamento do serviço.

"Após os primeiros dias de lançamento", a rede social a 3 dimensões "conta já com utilizadores oriundos de 83 países", escreve a instituição, num comunicado à imprensa.

As diferenças entre este serviço e sites como o Facebook ou LinkedIn reside na forma como é feito o contacto social, descrevem os responsáveis pelo projeto. "No youQ a abordagem é feita de forma inovadora porque é estabelecida uma relação das pessoas com os locais, permitindo conhecer o mundo através de viagens virtuais", afirmam.

Segundo a empresa, formada por ex-alunos da Faculdade de Letras, trata-se de uma rede social muito intuitiva, "mais próxima da realidade".

Enquanto, por exemplo, no Facebook são criadas páginas de uma instituição ou de um local, na YoubeQ os locais, monumentos, etc, são apresentados em modelação 3D, descreve Rogério Coelho, da iNovmapping.

[caption]imagem YoubeQ[/caption]

A entrada na rede social tem como cenário o Central Park, em Nova Iorque, e o utilizador é representado através de um avatar. Quando este percorrer o local vai cruzar-se com todos os outros avatares de utilizadores no mesmo local, podendo desencadear interações e estabelecer amizades.

A qualquer momento é possível teleportar-se para qualquer outro ponto do planeta ou convidar um amigo a teleportar-se para determinado local para uma visita em conjunto, "permitindo a troca de impressões sobre os locais visitados", destaca o responsável.

"A YoubeQ permite explorar o mundo rodeado de outras pessoas, que o vão ajudar a saber mais sobre os diversos locais do planeta, num ambiente 3D, com base no Google Earth". Aqui "todos os utilizadores serão guias, pois poderão ajudar os outros a conhecer melhor o mundo onde vivem", conclui Rogério Coelho.

O serviço está, para já, disponível para utilização a partir dos browsers do computador, estando prometida para breve uma versão para acesso a partir de smartphones.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico