Foram ontem entregues os primeiros diplomas oficiais de competências básicas em tecnologias de informação, uma acção que acabou por marcar o primeiro dia da edição deste ano da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre até ao próximo domingo.



Denominada Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI), a iniciativa havia sido aprovada em Conselho de Ministros no passado mês de Fevereiro, e pretende "certificar" os cidadãos portugueses, independentemente do seu grau de formação, quanto à capacidade de utilização de um computador, acesso à Internet e gestão da caixa de correio electrónico.



Em Julho passado, os Açores acolhiam a fase experimental desta iniciativa onde foram passados os primeiros certificados de competências básicas (ver Notícias Relacionadas). No mês seguinte, num balanço primário, um dos centros informáticos envolvidos afirmava ao TeK que os jovens entre os 20 e os 30 anos foram o público que mais aderiu à iniciativa.



O exame para obter o diploma consiste num teste exclusivamente prático com a duração de 60 minutos, em que é necessário escrever um texto, guardá-lo e imprimi-lo, pesquisar na Internet e enviar uma mensagem de correio electrónico. Segundo o noticiado pela agência Lusa, apenas dois dos candidatos não conseguiram ontem terminar a prova no tempo limite. Deste modo, foram distribuídos os primeiros 20 dos 2 milhões Diplomas que deverão ser entregues até 2006.



Para obterem um diploma de competências básicas em tecnologias de informação de forma gratuita , os interessados poderão dirigir-se ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, local onde decorreu ontem a apresentação oficial da iniciativa, até sexta-feira. No sábado a sessão de atribuição de Diplomas terá disponíveis computadores adaptados para pessoas com deficiências visuais.



Os certificados também podem ser passados pelos cerca de 20 Espaços Internet a funcionar por todo o país e, em breve, por todas as instituições que se acreditarem para o efeito. Neste caso, e segundo o noticiado pela agência de notícias Lusa, o Diploma poderá custar, no máximo, 5 euros (cerca de mil escudos).



Notícias Relacionadas:

2001-10-08 - Mais um Espaço Internet inaugurado em Melgaço

2000-08-18 - Açorianos diplomados em TIs

Entrevista: Tecnologias em Movimento