Pelas alterações introduzidas com a reforma do IRS ou por outros motivos, o sistema informático das Finanças tem demorado mais tempo a aceitar algumas declarações de impostos relativas a 2015.

Há declarações que permaneceram ou permanecem vários dias a "aguardar validação", mas o Ministério das Finanças garante que o prazo para os reembolsos vai manter-se numa média de 25 dias.

A Autoridade Tributária e Aduaneira referiu, em declarações ao Jornal de Notícias, que a validação das entregas só acontece depois de realizados vários procedimentos informáticos, “um procedimento normal" e que "por si só não é indiciador de qualquer problema com a declaração do IRS".

De acordo com as Finanças, a mensagem de que a declaração se encontra a "aguardar validação" não significa que esta contenha erros ou que não tenha sido aceite pela administração fiscal. Tal situação também não atrasa os reembolsos, mantendo-se o objetivo de fazer chegar a devolução do imposto pago a mais no prazo médio de 25 dias, sublinha-se.

O prazo para a entrega das declarações do IRS relativo aos rendimentos auferidos em 2015 terminou na terça-feira, dia 31 de maio. A poucas horas do final do prazo, o portal das Finanças registava a entrada de 1,51 milhões de declarações - número que estava abaixo dos totais do ano anterior.